Crítica ao filme Perfume de Mulher – o verdadeiro sentido de viver está em sentir o sopro da vida

/
terça-feira, 30 de outubro de 2012

Nunca tinha lido a respeito. E não sabia do que se tratava o filme. Confesso que sou daqueles que gosta de saber o básico sobre o longa antes de assisti-lo e torço para ser surpreendido depois da sessão. Mas Perfume de Mulher (Scent of a Woman) sempre foi um filme que aguçou minha curiosidade. Talvez por ter ouvido falar dele bastante na época de faculdade.

Dirigido por Martin Brest (Contato de Risco, 2003), protagonizado por ninguém menos do que Al Pacino (Wilde Salomé, 2011), e Chris O'Donnell (Grey’s Anatomy) a produção é um clássico do cinema que estreou em 1992. Trata-se da refilmagem de um longa italiano de 1974. Muitos dizem que está neste trabalho a melhor atuação do ator nova-iorquino, descendente de italianos, Al Pacino.

Perfume de Mulher gira em torno de alguns poucos atos na vida do tenente-coronel reformado Frank Slade (Al Pacino). O homem é um personagem frustrado por ter perdido a visão na Segunda Guerra Mundial. Logo no início do drama ele conhece o jovem Charlie Simms (Chris O’Donnell) um jovem que decide trabalhar como acompanhante do coronel em troca de dinheiro para se manter estudando.

Os dois partem, sem que nenhum saiba, para o melhor fim de semana de suas vidas. O local é Nova York, no melhor hotel e restaurantes da cidade. Conversa vai conversa vem, ambos se interessam pelos problemas e histórias um do outro. Aí que mora o ponto central da trama. Alvo genial do roteiro.

Com um título que sugere apenas o relato da história de uma pessoa que tem um olfato apuradíssimo, Perfume de Mulher vai além e consegue envolver outras discussões como: até que ponto existe ética, autenticidade, amor pelo próximo, maturidade mesmo na pouca idade e quando se está decidido a deixar de viver?

O filme se deixa envolver em valores culturais e sociais. E com certeza é uma aula de ética e cidadania que traz uma reflexão significativa sobre a vida social na escola, no trabalho e em família.  A figura de Simms representa a do jovem que tem a personalidade testada pela pouca idade.

O que faz um homem vender ou não a alma para livrar a própria pele? A frase dita por Frank, representa bem o teste por que passa o jovem. “Há dois tipos de pessoas neste mundo: as que resistem e enfrentam a realidade, e as que procuram se proteger. Se proteger é melhor”.  Enquanto que em outro momento, a frase "Não há próteses para um espírito amputado”, também proferida pelo personagem de Al Pacino não consegue resumir que tipo de homem Frank é. Por fim, a frase “pode se viver uma vida em um momento”, sintetiza o filme Perfume de Mulher, que é sem dúvida um clássico do cinema por nos fazer pensar sobre o verdadeiro sentido da vida.





Os comentários serão administrados pelo autor do blog. Conteúdos ofensivos ou afirmações sem provas contra terceiros serão excluídos desta página.

Comentários