Comunicar Brasil 2011 dá orientações para o profissional de comunicação no novo cenário das redes sociais

/
segunda-feira, 29 de agosto de 2011
Um time de 26 profissionais em comunicação e estratégia empresarial e digital, atuantes no mercado do Distrito Federal, palestrou, dirigiu debates e orientou oficinas sobre o papel das novas tecnologias no futuro da comunicação, no fim de semana, dias 26 a 28, no Centro Universitário Euro Americano (UNIEURO) em Brasília.

O evento promovido pela Nacional Press, empresa que tem por objetivo lidar com as novas diretrizes da assessoria de comunicação, reuniu cerca de 200 estudantes de comunicação (jornalismo, publicidade e propaganda e relações públicas). Teve fundamental importância para fazer os participantes refletirem e colocarem em prática estratégias de comunicação no novo cenário configurado pelas novas ferramentas de tecnologia da informação, de modo especial, as redes sociais.

Foi importante também perceber que o mercado em comunicação se estendeu e abriga aqueles que estão preparados para esse novo ambiente.

O consultor em marketing e planejamento estratégico digital, Anderson Alves, frisou, durante sua palestra “Marketing Digital”, a importância do preparo dos comunicadores para esse cenário das redes sociais que conquista o mercado e exige profissionalismo e preparo dos candidatos a emprego na área.

“É preciso preparo e estratégia para atuar nesse ambiente. Para isso, é preciso começar de casa. Como está sua imagem na rede? O que você anda postando? Você se contrataria a partir do que você publica nas suas próprias redes sociais?” questionou os participantes.

Alves ainda explicou o que é marketing, deu algumas dicas de autores e livros sobre o assunto, respectivamente,“Philip Kotler”, “Seth Godin” e “Etiqueta 3.0”, “3.0 administra de marketing para internet”.

Contatos de Anderson Alves

Twitter: @andersonfala

E-mail: Anderson@bazeggio.com.br

Site: www.andersonalves.co

Site da empresa que é consultor: www.bazeggio.com.br

Facebook: www.facebook.com/Anderson.alves.mkt

O palestrante finalizou sua exposição aconselhando os comunicadores a medir suas ações nas redes sociais; disse que é importante porque é o primeiro passo para se gerenciar a presença internet, como também uma possível crise que pode surgir. Ao longo de todas as suas colocações ele aconselhou os jornalistas a terem um blog, como ferramenta profissional de auto-apresentação para o mercado de trabalho.

Todas as palestras foram interessantes e fundamentais para os participantes. Sempre com foco no mercado. Mas quero ainda destacar mais uma, desenvolvida pela jornalista Simone Moura, editora da Record News Centro-Oeste. Como Anderson Alves, ela aconselhou os jornalistas a terem um blog. Segundo ela, é alvo dos empresários para a contratação de profissionais. “Só existimos para o mercado se somos visto”, disse.

Durante sua palestra, Moura deu algumas definições do que é Jornalismo 2.0. “Ideia de colaboração entre profissionais e público”. Falou da importância de profissionais estarem em permanente contato com o seu público, a fim de monitorar as suas redes e gerar pautas, a partir daquilo que o público sugere e vê como importante para o interesse público.

Sobre o jornalismo multimídia, bastante cobrado pelo mercado, ela afirmou que não é contra, aconselhou os profissionais a focarem e se especializarem numa área, como também se ater a situações de estresse que muitos profissionais são obrigados a trabalhar nas redações e assessorias de comunicação devido às novas tecnologias da comunicação. “O ideal é se especializar”, indicou.

Twitter da Simone Moura: @SIMONE_MOURA

Blog pessoal: http://junteseaosbons.blogspot.com/


Os comentários serão administrados pelo autor do blog. Conteúdos ofensivos ou afirmações sem provas contra terceiros serão excluídos desta página.

Comentários